Friday, February 11, 2011

Audi A3: Sonzeira e Socado!

_F0W8187Apesar de animal, a sonzeira desse A3 2004 ainda não é a preferência do proprietário. Segundo ele, “o barato” é desfilar de suspensão fixa socada, raspando tudo o que há de direito!

Segundo Renan Quilles, sua paixão por rebaixados vem de muito tempo, antes mesmo de tirar a habilitação: “Minha mãe sofreu muito na minha mão. Ela tinha um Celta e eu uma tara: carros socados. Após muita insistência, eu troquei as molas e ‘enterrei’ o carro dela no chão. Quem a via dirigindo não entendia nada”, ironiza. Com a carta na mão, ele comprou um Gol G3 1.0, turbinou, nitrou e… Socou, claro. Passado alguns anos, ele e mais três irmãos inauguraram a Four Boys, instaladora de som em Osasco (SP). E ela precisava de um showcar de responsa…

_F0W8093

_F0W8135

_F0W8165

_F0W8170

_F0W8177

Então, Renan teve a brilhante ideia de utilizar um Audi A3 1.8T, ano 2004, como carro-propaganda da Four Boys. No mesmo dia da aquisição do carro, o sistema de amortecimento foi substituído por um conjunto Macaulay, fixo, sem regulagem de altura. Com a carroceria “enterrada”, o cara ainda mandou um jogo de rodas Devino aro 20”, modelo DV 450. Entre a redação e o local das fotos, fomos de carona no A3. Mesmo com paralamas alargados, os pneus Nexen 225/30 raspam sem dó em curvas, assim como o protetor de carter (esse, moldado com chapa mais grossa, raspa a todo o tempo). Impossível ficar sem notar a admiração das pessoas ao redor com a cena um tanto inusitada. “Já me acostumei a receber comentários do tipo: ‘Aperta o botão pra subir o carro’, como se ele tivesse suspensão a ar”.
Bom, a suspensão definitivamente não tem regulagem, e o cara faz um verdadeiro malabarismo para rodar com o A3 por São Paulo — valetas e buracos são verdadeiros obstáculos para o carro. Mas, e o som? Será que dá para regular? No caso, o máximo que se pode fazer é abaixar o volume para evitar um par de ouvidos sangrando tamanha a potência do grave! De fora do carro é possível notar a lata do teto deformando de tanta vibração. O mais impressionante ainda está por vir: mesmo com o volume no máximo, o som estéreo do kit duas vias dianteiro e do par de coaxiais traseiros é nítido, sem distorções. “Esses equipamentos aguentam muita pressão. Não foi à toa que indiquei um conjunto completo da Soundstream”, afirma Renan.
Até os megacapacitores são da marca americana, montados à esquerda do porta-malas. No espaço restante, duas caixas dutadas (com 60 litros, cada) abrigam os subs. Cheias de estilo, elas têm espelhos no interior e face de acrílico de 18 milímetros. O estepe… Bom, ele não faz mais parte do Audi e, em seu lugar, há uma bateria de 90 amperes apenas para o som. “A altura do meu carro já impede a entrada do macaco. Portanto, desencanei do pneu reserva”, brinca o dono.
Atitude, Renan tem de sobra! Afinal, ele roda com o carro todos os dias rastejando por São Paulo — na brincadeira, já perdeu um câmbio e vários amortecedores. Como se ainda fosse pouco, o sistema de som está sempre no talo, testando os limites de audição do instalador!

No comments:

Post a Comment